Break-even – Ponto de Equilíbrio

Descubra o significado do termo Break-even muito utilizado nos negócios.

Break-even ou  Break-even Point  (BEP) – Ponto de Equilíbrio é uma denominação dada  ao estudo nas empresas, principalmente na área da contabilidade, onde o total das receitas é igual ao total dos gastos (custos e despesas).

O Break-even Point (BEP) é feito através de cálculos e indicam a partir de quando um projeto ou investimento, atingiu ou atingira o equilíbrio entre os custos e as despesas são iguais à receita obtida, a partir do Break-even Point, os resultados serão positivos e indicam lucro ou retorno do investimento realizado.

Por outro lado, se as contas do projeto ou  Investimento indicam valores abaixo do ponto de equilíbrio significa que a receita obtida não foi suficiente para pagar custos e despesas, então há prejuízo.

break-even

Break-even ou Ponto de equilíbrio (do inglês: break-even-point) é a denominação dada ao estudo, nas empresas, principalmente na área da contabilidade, onde o total das receitas é igual ao total dos gastos (custos e despesas).

O BEP é uma ferramenta importante para a empresa, pois além de permitir a análise de viabilidade de um negócio, também possibilita o controle dos resultados de uma ação empresarial ou projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *